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O que é Ensino Híbrido e sua importância

O Ensino Híbrido é uma abordagem metodológica que, ao combinar atividades presenciais e on-line

O Ensino Híbrido é uma abordagem metodológica que, ao combinar atividades presenciais e on-line, tem se mostrado essencial para o retorno às aulas com rodízio de alunos. O rodízio de alunos é uma das estratégias mais bem difundidas entre os planos para o retorno às aulas neste período de pandemia. Então, sob esse ponto de vista, as escolas terão o desafio de encontrar soluções que mesclem os dias de atividades presenciais e não presenciais. Ou seja, as instituições devem se preparar para implementar o Ensino Híbrido. Essa abordagem pedagógica não é exatamente uma novidade no universo escolar. Porém, deve se consolidar nos próximos anos, justamente por ser um dos poucos modelos possíveis neste mundo afetado pela Covid-19. Mas você está por dentro do conceito de Ensino Híbrido? Sabe quais são as suas vantagens e como aplicá-lo na sua escola? Neste post, vamos explicar do que se trata essa metodologia, apresentando depoimentos de escolas parceiras do Sistema Positivo de Ensino que vêm usando a tecnologia a seu favor. Confira! O Ensino Híbrido e as Metodologias Ativas de Ensino Em princípio, é necessário estabelecer que o Ensino Híbrido está intrinsecamente ligado aos fundamentos das Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem. Isso é o que explicaram Marileusa Guimarães e Andreia Rabello, do Sistema Positivo de Ensino, em uma das lives do ?Café com Gestor? (trecho do vídeo abaixo). Esses princípios são: - Autonomia; - Reflexão; - Problematização; - Trabalho em equipe; - Inovação; - Professor mediador. Estes princípios deixam claro que o Ensino Híbrido vai ao encontro do desenvolvimento de estratégias que desenvolvem a autonomia dos estudantes. E ele faz isso porque se propõe a incentivar o protagonismo ao aluno e a criar um ambiente em que a troca de conhecimento é mais fluida e colaborativa. Dessa forma, cabe ao professor o papel de mediador. Mas, afinal, que é o Ensino Híbrido? Como já adiantamos no início do post, o Ensino Híbrido é uma forma de convergir os modelos de aprendizagem presencial e on-line com a integração de tecnologias na promoção do ensino. Este conceito, proposto pelo Instituto Clayton Christensen, parte do princípio de que é possível inserir recursos tecnológicos nas salas de aula sem que seja necessário abandonar tudo o que já sabemos sobre o tema. Dessa forma, a ideia é que a escola vá além dos limites de sua estrutura física, com professores e alunos ensinando e aprendendo independentemente do horário ou do lugar em que estiverem. Ou seja, a partir do Ensino Híbrido, não existe um único jeito de aprender. Assim, a aprendizagem é contínua, tendo as tecnologias como parte essencial desse processo. É importante lembrar que o uso de tecnologia no Ensino Híbrido não se limita a videoaulas ou à mera disponibilização de plataformas on-line. A digitalização proporcionada por essa abordagem possibilita a personalização do ensino por meio de diferentes recursos didáticos e pedagógicos. Além disso, sua implementação segue diversos modelos, que explicaremos mais adiante neste post. ?Utilizamos as diversas ferramentas tecnológicas que enriquecem a gestão das experiências de aprendizagem e fornecem indicadores para nós gestores, professores, estudantes e famílias. Isso tudo nos auxilia no acompanhamento da evolução da aprendizagem, pois não basta apenas ensinar, é preciso assegurar que todos aprendam. As tecnologias têm um papel muito importante no contexto de aferição do aprendizado e ajudam a desenvolver nos alunos o senso de autonomia, responsabilidade e autodisciplina.? Elisabeth Antunes Garcia Rodriguez ? diretora do Colégio EAG (SP), conveniado ao Sistema Positivo de Ensino Os modelos desta proposta O Ensino Híbrido propõe diferentes modelos de aplicação, que são divididos em dois grupos: os sustentados e os disruptivos. Ensino Híbrido Sustentado Os modelos desta categoria são os mais utilizados pelas escolas. Pois preservam as características das atividades presenciais e agregam momentos com o uso de tecnologias digitais e as tarefas on-line. São eles: Rotação por Estações; Laboratório Rotacional; Sala de Aula Invertida; Rotação Individual. Ensino Híbrido Disruptivo Já no grupo dos modelos disruptivos a implementação é mais complexa, em especial no Brasil. Uma vez que são considerados assim por romperem demais com o modelo mais tradicional de ensino. São eles: - Flex; - A La Carte; Quais são os desafios desta abordagem? A implementação do Ensino Híbrido pressupõe a adaptação de diversos níveis do ambiente escolar, como infraestrutura, formação continuada de professores, planejamento de aula, métodos de avaliação, entre outros. E a atualização do educador é um dos pontos centrais para a aplicação de tecnologias digitais de forma integrada ao ensino. Do contrário, o risco de a escola apenas substituir um recurso por outro é grande. Principalmente quando o assunto é avaliação e personalização da aprendizagem. No Ensino Híbrido, a avaliação fornece diagnósticos, usadas ao longo de todo o processo e não apenas no final de um bimestre, por exemplo. Isso, por sua vez, favorece práticas de personalização, já que a avaliação contínua permite ao professor pensar em estratégias de organização dos alunos na sala de aula. ?[?] a nossa comunidade escolar se aproximou e mergulhou no universo digital de aprendizagem e vejo esse fato como algo muito positivo, porque concretizou uma determinada familiarização com recursos e ferramentas pedagógicas que vão auxiliar o aluno no momento pós-pandemia, visto que muitos pais e alunos até então, não enxergavam a grandeza e a importância significativa dos recursos tecnológicos [?]? Felipe Vila ? Gestor do Colégio Passo a Passo (PE), conveniado ao Sistema Positivo de Ensino Importância do Ensino Híbrido no cenário atual Assim sendo, estamos caminhando para um novo cenário em que a aplicação do Ensino Híbrido já é indispensável. Em primeiro lugar, porque é impossível dissociar educação e tecnologia na cultura escolar contemporânea. Em segundo, porque é praticamente inviável traçar estratégias de retorno às aulas seguras, do ponto de vista sanitário, sem que se estabeleça uma volta gradual dos alunos. Para além disso, podemos vislumbrar um futuro em que eventos que fogem do nosso controle não impedirão a continuidade do ensino, sejam eles de nível global, local ou até mesmo pessoal e familiar. Todos poderão ficar em casa e manter a qualidade de ensino e aprendizagem, sem dificuldades ou ?lacunas? de aprendizagem.



Fonte: https://sistemapositivo.com.br/saiba-o-que-e-ensino-hibrido-e-qual-e-a-sua-importancia/